segunda-feira, 16 de julho de 2007

A Boa Preguiça*

*em resposta a todas as reações adversas causadas pela minha total obsessão por dormir nessas férias, formulei este texto com o objetivo de tocar o coração dos hiper-ativos que insistem em reclamar da minha "marcha lenta".

Sempre fui, sempre souberam e nunca escondi de ninguém: sou uma grande preguiçosa!

E como todo ser humano com defeitos tende a procurar um lado positivo para eles a fim de diminuir sua culpa, deparei-me pensando no “lado bom da preguiça”.

Concluí que, de todos os defeitos possíveis, a preguiça é a mais honrosa.

Enquanto agimos segundo a preguiça visamos o mínimo esforço e maior estática.

Uma pessoa preguiçosa é mais tranqüila, mais caseira, menos consumista –e, conseqüentemente, menos utilizadora dos recursos naturais tão desigualmente distribuídos no planeta.

Um bom preguiçoso nunca vê o sono como uma perda de tempo, mas sim, como um grande investimento na sua qualidade de vida e paz de espírito. Enquanto dormimos não gastamos água, nem energia elétrica, não atrapalhamos o bem estar geral (a menos que ronquemos ou durmamos no ombro de algum estranho), não cometemos infrações (a menos que estejamos dormindo ao volante) etc.

Um preguiçoso autêntico prefere ouvir a falar e se falar, preza sempre pelo poder da síntese: poucas palavras para muita mensagem = pouco esforço para muito resultado.

Um preguiçoso autêntico não perde tempo com assuntos dispensáveis. Não curte brigas, intrigas, discussões e / ou situações enfadonhas (problemas desnecessários dão uma preguiça danada!).

Um preguiçoso autêntico não é ganancioso. Por que conseguir rios de dinheiro dá muito trabalho (mesmo que desonesntamente requer muitas maracutaias) e depois ainda temos todo o trabalho de gastar na Daslu ou onde quer que esteja na moda (e para saber o que está na moda temos que gastar energia lendo as revistas de fofoca para nos interar e lá se vai mais trabalho!).

Pensem em quão diferente seria um mundo habitado por multidões de preguiçosos.

Certamente não teríamos tantas novidades tecnológicas. Também pudera, maior parte das inovações hoje em dia servem apenas para nos obrigarem a mais esforço: celulares não nos permitem mais nos esconder de nossos patrões que agora, acessando uma simples combinação numérica podem manter contato conosco onde quer que vamos; computadores portáteis são quase como extensões do escritório; a Internet banda larga nos permite trabalhar a toda velocidade até mesmo em nossa própria casa e tantos outros exemplos que estou com preguiça de listar.

Há quem possa até argumentar que a preguiça é um dos pecados capitaais. Mas um autêntico preguiçoso se fecha aos demais pecados. Não se rende à ira, nem à vaidade, nem à luxuria (imagina! os prazeres da carne consomem demasiada energia!), nem à avaresa nem essas outras coisas de gente que perde tempo em atividades cansativas.

A Arte do preguiçoso é a contemplação do nada. O culto à tranquilidade!
Um preguiçoso é um filósofo do vasio!

Por isso, se um dia fores chamado de preguiçoso e sentires que houve intenção de ferir, de debochar ou de fazer chacota, faça um minuto de silêncio e tire um belo cochilo em nome da paz e em protesto contra os que não sabem o quanto a inanição pode ser gratificante!

4 comentários:

Bianca disse...

Ia postar um super comentário...mas me deu uma preguiça!!!!

Caixa de Chá disse...

HEHE LI ATÉ O TERCEIRO PARÁGRAFO...
"Uma pessoa preguiçosa é mais tranqüila, mais caseira, menos consumista –e, conseqüentemente, menos utilizadora dos recursos naturais tão desigualmente distribuídos no planeta."

...DEPOIS DEU MÓ PREGUIÇA...

APESAR DE NÃO SABER COMO SE CONCLUIU A POSTAGEM... EU CONCORDO COM VOCÊ...

E NO DIA DA FESTINHA LÁ... EU E A REGIANE TENTAMOS A TODO CUSTO TE LIGAR... E NÃO CONSEGUIMOS... VOCÊ ESTÁ NOS DEVENDO UMA VISITA...

LIGA!! OU PEDE PARA EU TE LIGAR QUALQUER DIA...

OU NUM DIA PARA ENGANAR A PREGUIÇA, OU TENTAR SE ENGANAR PENSANDO QUE ENGANA A PREGUIÇA, TENTE NOS ESCREVER, É MUITO LEGAL SER LEMBRADO.

ABRAÇOS!!

VOU TENTAR LER O FINAL DA POSTAGEM...

DO SEMPRE SEMPRE SEU ERASMO... OPS RENATO :D

Gordinha disse...

aiii aiii aiii ... o que vc escreveu mesmo? preguiça de lembrar, pra postar um comentário ...
na realidade ... ah deixa pra lá ... tá bom só isso .. !

Anônimo disse...

I havе beеn exploring for a little for any high
qualіty articles or wеblog ρoѕts in this ѕoгt of ѕpасе .
Εxplοrіng іn Yahoo ӏ at laѕt stumbled upon thіѕ ѕite.

Studуing this infοrmatiοn Sο i am happy tο exhibit thаt ӏ've a very just right uncanny feeling I came upon just what I needed. I most for sure will make sure to do not fail to remember this site and provides it a glance on a continuing basis.

Also visit my website :: linked webpage