domingo, 14 de agosto de 2011

Felicidade Alheia (arrogante, mas real...)

A felicidade é uma droga que precisa ser apreciada com moderação e ser feliz o tempo todo não é normal e nem saudável. 


Às vezes, me dá até uma culpa a forma como a felicidade alheia me incomoda tanto.


Mas me irrita ver como hoje em dia a felicidade é uma coisa pra ser exposta como forma de auto-afirmação.


Ser feliz está na moda.


Todo mundo tem que ter fotos de festas e viagens novas para alimentar o acervo de suas redes sociais, dá status ter histórias engraçadas pra contar e sair com o som do carro no volume máximo pra mostrar como somos bem sucedidos e sabemos gozar a vida. Quem não sabe rir alto, beber demais e ser descolado é loser.


Porém esse tipo de ostentação da própria satisfação me deixa muito desconfiada.
Acho que só é feliz o tempo todo quem é ignorante, quem se fode e ri porque acha que demonstrar frustração é sinônimo de fraqueza. (Tipo ir em show de stand-up e dar risada de piada sem graça, só porque estamos pagando e não queremos admitir que o gasto não valeu à pena)
Gente assim não sabe apreciar de forma genuína suas conquistas, porque chega um ponto que pra sustentar a alegria vale a pena se contentar com pouco.


E é essa conclusão que me deixa satisfeita por ser uma pessoa amarga (azeda, ranzinza, ou como você quiser chamar). Ser feliz não é fácil nem obrigatório. 
Ser feliz uma vez no mês é mais honroso que fingir alegria todos os dias só pra não dar o braço a torcer.


Acredito que a genuína satisfação é conquistada com esforço, após frustrações e é fruto da consciência de que o mundo é ruim, que a vida é dureza.
Esta consciência nos ajuda a enxergar de verdade o que vale a pena: nossas conquistas, nossas pequenas vitórias que devem ser comemoradas.
Muitas vezes nossa satisfação é só nossa e não há como "postar" por aí, nem deixar em exposição. Ser feliz de verdade é ter um tesouro só nosso e desfrutar dele, muitas vezes, de forma silenciosa.


Esta é a magia.

2 comentários:

Be Wizard disse...

Hahaha teu texto vem a calhar com meu desabafo... É estranhamento opressor perceber que todos esperam que você esteja feliz com uma situação que só diz respeito a você.
É terrívelmente angustiante perceber que as vezes até a gente esperavamos uma reação melhor de nós.
Enfim... felicidade é uma palavra muito grande pra pequenos e simples momentos, daqueles que passam desapercebidos por semanas até que a gente sinta falta deles.
Beijo no coração.

Dez da Manhã disse...

Tenho que concordar plenamente, sou eu quem deve se importar com minha felicidade e não preciso que alguém me avise que estou/sou feliz.
Felicidade é como um bom vinho, tem que ser saboreado apenas em algumas ocasiões, se saborear todo dia desordenadamente você vira um alcoólatra sem figado bebendo vinho de 5 reais, mas se souber saborear moderadamente terá bons e verdadeiros momentos a recordar.